"Não é possível refazer este país, democratiza-lo, humaniza-lo, torna-lo sério, com adolescentes bricando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se uma educação sozinha não transforma uma sociedade, sem ela a sociedade tão pouco muda." Paulo Freire

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Projeto de Adaptação escolar




Justificativa:

Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

Objetivo:

  • Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
  • Que a criança sinta-se acolhida como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
  • Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
  • Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
  • Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
  • Que a criança sinta-se á vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
  • Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.

Conteúdos Conceituais

§ Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;

§ Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;

§ Construção da própria imagem e da identidade;

§ Valorização positiva da própria identidade;

§ Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.

Conteúdos procedimentais

  • Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
  • Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
  • Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
  • Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
  • Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
  • Aceitação da separação;
  • Hábitos de autonomia com seus pertences.

Conteúdos Atitudinais

  • Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
  • Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
  • Participação na vida da escola;
  • Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
  • Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
  • Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
  • Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.

Contemplação das áreas

Língua Portuguesa

Linguagem oral:

  • Conversas, relatos de vivências, narração;
  • Nomear a professora, funcionários e colegas;

Linguagem escrita:

  • Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
  • Pseudoleitura das regras de convivência.

Matemática

  • Orientação Espacial;
  • Percurso de trajeto, localização;
  • Contagem oral;
  • Jogos matemáticos;
  • Leitura de calendário.

Natureza e Sociedade

  • Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
  • Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.

Visual

  • Pintura livre (interferência);
  • Modelagem
  • Recorte e colagem;
  • Fantoches, vídeos, slides.

Movimento

  • Roda cantada;
  • Ginástica;
  • Dança;
  • Jogos simbólicos
  • Esquema corporal.

Música

  • Diferentes tipos de sons e músicas diversas.


Fonte: http://groups.google.com/group/professoressolidarios?hl=pt-BR  ( arquivo)

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