"Não é possível refazer este país, democratiza-lo, humaniza-lo, torna-lo sério, com adolescentes bricando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se uma educação sozinha não transforma uma sociedade, sem ela a sociedade tão pouco muda." Paulo Freire

domingo, 29 de março de 2009

1- MÚSICA: BONECA DE LATA

Responsáveis: Fabíola de Camillo e Lucy dos Anjos


Obs:O tema escolhido será explorado por uma semana.
AUTOR: Desconhecido

DISPONÍVEL NO CD: Baby Hits - nº 1.

2- LETRA DA MÚSICA:
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A CABEÇA NO CHÃO
LEVOU MAIS DE UMA HORA
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A NARIZ NO CHÃO
LEVOU UMAS DUAS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A BARRIGA NO CHÃO
LEVOU UMAS TRÊS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU O BUMBUM NO CHÃO
LEVOU UMAS QUATRO HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A JOELHO NO CHÃO
LEVOU UMAS CINCO HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU O PÉ NO CHÃO
LEVOU UMAS SEIS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA

3-ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Matemática:
Título da aula: Baixos e altos; Gordos e magros.
Objetivos: Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima; Desfazer preconceitos, trabalhando as diferenças.
Desenvolvimento: Organizar as crianças em uma roda de conversa, chamando-as uma a uma, pesá-las e medir a sua altura. Registrar em cartaz e depois conversar sobre as diferenças físicas.
Material: balança e tabela métrica (geralmente nas UMEs existem aquela girafinha!).Caso,não, utilize uma fita métrica.
Duração: 60 minutos.

Linguagem oral e escrita:
Título da aula: Jogo das expressões.
Objetivos: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas; desenvolvendo aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Identificação das características do corpo humano.
Desenvolvimento: Desenhar junto com os alunos numa cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem os sentimentos de alegria, tristeza, raiva, medo, susto e etc. deixando algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Conversar sobre quais sentimentos a Boneca de lata sentiu. Após, registrar em cartaz as partes do corpo humano que serão faladas pelas crianças.
Material: Cartolina e pincéis anatômicos.
Duração: 60 minutos.

Natureza e Sociedade:
Título da aula: Fantoches de todas as raças.
* Para a realização dessa atividade é necessário à ajuda de adultos (os pais ou responsáveis), que deverá ser pedida como tarefa de casa no final de semana anterior.
Objetivos: Trabalhar as etnias e envolver os pais e a comunidade a escola.
Desenvolvimento: Pedir que os adultos confeccionem em casa um fantoche de meia. O Educador determinará se deverá ser negro, índio, branco ou oriental.
Na sala de aula já com os fantoches as crianças irão fazer apresentação e dramatizações de seus fantoches aos colegas.
Material: 1 meia, botões, tecidos variados e etc.
Duração: 60 minutos.

Movimento:
Título da aula: Caminhada dos bonequinhos.
Objetivos: Interagir de maneira lúdica com o educador e colega respeitando regras e o limite de cada um.
Desenvolvimento: Todos deverão dar as mãos sem fechar as pontas. Terão que andar juntos, alternando depois de um determinado tempo para que todos tenham a oportunidade de puxar o grupo. Passando o primeiro a ser o último alternadamente. Cantando, brincando e dançando com a música Boneca de Lata durante o percurso, ressaltando as partes do corpo.
material: ----
Duração: 30 minutos.
Identidade e autonomia:
Título da aula:
Cuidado com a Boneca!
Objetivos: Interagir ludicamente a fim de identificar o corpo humano como um todo e tratar a sexualidade de forma natural; respeito às diferenças individuais, favorecendo o bom relacionamento entre o grupo.
Desenvolvimento: Brincar de casinha, papai e mamãe, vovó e vovô. Após, leitura de um texto que trate das diferenças entre meninos e meninas e roda de conversa sobre as diferenças individuais das pessoas. (texto: “Que diferença têm?”)
Material: Bonecas e bonecos, roupinhas, mamadeiras, chupetas, banheira, tábua e ferro de passar roupa etc.
Duração: 60 minutos.


Música:
Titulo da aula: Uma banda de música.
Objetivos:Experimentar a produção de sons, desenvolver o ritmo e a musicalidade.
Desenvolvimento: Ao som do CD da música Boneca de Lata, fazer o acompanhamento com os instrumentos musicais. Depois deixar que os grupos com os mesmos instrumentos possam se apresentar sozinhos e demonstrar a sua criatividade.
Material: Instrumentos musicais.
Duração: 60 minutos.


Artes Visuais:
Título da aula: Dobradura da Boneca de lata.
Objetivos: Ampliar o repertório artístico e cultural com a observação e criação de trabalhos manuais.
Desenvolvimento: O educador deverá desenhar e recortar em folha de papel pardo bonequinhas grandes. Cinco em cada folha para que possa separar a sala e melhor auxiliar aos alunos (uma boneca para cada aluno). Eles irão desenhar e decorá-las como quiserem e depois todas serão coladas de mãos dadas.
Material: Folha de papel pardo e canetinhas hidrográficas.
Duração: 60 minutos.

Avaliação:
Por meio de registros contínuos, observando o desenvolvimento das crianças individualmente e em grupo, anotando as suas descobertas, relações, manifestações, dificuldades e suas expressões, fazendo as intervenções sempre que necessário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amo esta música.Sempre que canto com as crianças ela se divertem muito. Quando cantamos estamos trabalhando varias áreas,como movimento corporal,matemática, socialização entre outras. beijos.

GERTRUDES disse...

OLÁ O BRASIL PRECISA DE PESSOAS COMO VC!
OBRIGADA!
EU SOU UMA EDUCADORA QUE PRECISO DE RECICLAGEM E VC ESTÁ FAZENDO ISSO. AGRADEÇO EM NOME DOS MEUS ALUNOS, ME PREOCUPO MUITO COM ELES!!

BJOS..