"Não é possível refazer este país, democratiza-lo, humaniza-lo, torna-lo sério, com adolescentes bricando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se uma educação sozinha não transforma uma sociedade, sem ela a sociedade tão pouco muda." Paulo Freire

domingo, 29 de março de 2009

MÚSICA : Bicharia

MÚLTIPLAS LINGUAGENS
RESPONSÁVEIS: Carla Gasparin e Fabiana Aparecida Ribeiro Cordeiro.
AUTORES: Enriquez - Bardotti- Chico Buarque/1977
DISPONÍVEL NO CD: Os saltimbancos

LETRA:

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.

Era uma vez
(E é ainda)
certo país
(E é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(São ainda, são ainda)
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhão
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda)

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é paciente
Mas também não é nenhum demente.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando o homem exagera
Bicho vira fera
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.

Puxa, jumento
(Só puxava)
Choca galinha
(Só chocava)
Rápido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(Só corria, só voltava).
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(Bicho chia)
Bota pra quebrar
E eu quero ver quem paga o pato
Pois vai ser um saco de gatos

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.

TÍTULO DA AULA: ""O Mundo da Bicharada"
OBJETIVO GERAL:
- Proporcionar o desenvolvimento integral da criança por meio de atividades lúdicas trabalhando as múltiplas linguagens de forma integrada.
FAIXA ETÁRIA: 4 anos.
EIXOS: Matemática e Natureza e Sociedade
OBJETIVOS:
- Estabelecer aproximações a noções matemáticas, tais como: contar, relacionar quantidade e numeral, memorizar;
- Conhecer características e costumes dos animais;
- Realizar agrupamentos por características predominantes.
DESENVOLVIMENTO:
Trabalhar com os alunos diversas atividades, tais como:
1) Jogo da Memória com figuras de animais e filhotes a ser desenvolvido em grupos de até 5 alunos.
2) Dominó de quantidade (animais) e numerais a ser desenvolvido em grupos de até 4 alunos.
3) Representação do número de animais observado no álbum seriado por meio de palmas.
4) Pesquisa quantitativa de animais que vivem na terra, água e ar a ser desenvolvida em grupos de até 5 alunos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma quantidade e um habitat dos animais a ser pesquisado em revistas. Para tal, a professora conversará previamente com os alunos sobre as diferenças de cada grupo de animais.
MATERIAL:
- Jogo da Memória de animais;
- dominó de quantidades (animais) e numerais;
- álbum seriado com figuras de animais em quantidades variadas;
- revistas;
- cola;
- tesoura;
- cartolina.
DURAÇÃO: 4 dias.
AVALIAÇÃO: Observar o interesse, atenção, concentração, entendimento, ordem, relacionamento com os colegas e limpeza nas atividades propostas.
EIXOS: Linguagem Oral e Escrita e Artes Visuais
OBJETIVOS:
- Interessar-se pela leitura e escuta de histórias;
- Familiarizar-se com a escrita através do contato com livros;
- Participar de situações de comunicação oral visando interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e artística;
- Manipular diferentes materiais explorando suas características e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
DESENVOLVIMENTO:
1) Hora da História: Proporcionar a leitura de livros de histórias infantis com animais diversos e a apreciação dos mesmos, pedindo às crianças que nomeiem as figuras e reproduzam a história com ajuda da professora.
2) Teatro de Fantaches: após assistir a uma apresentação sobre "Preservação do Meio Ambiente" com diversos animais, os alunos serão estimulados a contar a história aos colegas (em duplas).
3) Dobradura: realizar com as crianças diversas dobraduras formando animais; como, galinha, cachorro e gato.
4) Impressão das Mãos: fazer a impressão das mãos de cada aluno formando uma galinha.
5) Desenho Livre: os alunos serão convidados a desenhar animais.
MATERIAL:
- Livros de história infantil com animais; por exemplo, Selva, Oceano e À Noite na Floresta de Maurice Pledger, Ed. Ciranda Cultural;
- bonecos de fantoche;
- papel espelho para as dobraduras;
- papel sulfite;
- cola;
- tinta;
- lápis de cor;
- canetinha.
DURAÇÃO: 4 dias
AVALIAÇÃO: Observar o interesse, atenção, concentração, entendimento, ordem, relacionamento com os colegas/professora e limpeza nas atividades propostas.
EIXOS: Música e Movimento
OBJETIVOS:
- Brincar com a música, imitar, inventar, reproduzir canções e gestos desenvolvendo sua expressão corporal;
- Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao imitar os animais, ao engatinhar, correr, pular, etc. desenvolvendo atitude de confiança em sua capacidade motora;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras.
DESENVOLVIMENTO:
1) Dança: Ao ouvir a música Bicharia, os alunos serão convidados a dançar imitando os animais.
2) Chefinho Mandou: o aluno deverá imitar o animal que o chefinho (professora ou outra criança) mandar.
3) Circuito com obstáculos: os alunos deverão percorrer um circuito com diferentes obstáculos (por cima, por baixo, sobre a linha, etc.) como se fossem o animal indicado pela professora.
MATERIAL:
- CD;
- aparelho de som;
- obstáculos; como por exemplo, cadeiras, bancos, mesas, cones, barbante, bambolê, etc.
DURAÇÃO: 2 dias.
AVALIAÇÃO: Observar o interesse, atenção, concentração, entendimento, ordem, destreza nos movimentos e relacionamento com os colegas ao realizar as atividades propostas.
EIXO: Identidade e Autonomia
OBJETIVOS:
- Relacionar-se progressivamente com os colegas, professores e demais pessoas demonstrando suas necessidades e interesses;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
- Desenvolver progressivamente sua identidade e autonomia.
DESENVOLVIMENTO:
1) Senhor caçador: brincar de senhor caçador, sendo que o aluno deverá manifestar-se quando a professora pedir para que o animal que ele representa se expresse; por exemplo, "Senhor caçador, preste muita atenção, não vá se enganar quando o cachorro latir".
2) Imitação de animais na frente do espelho: os alunos deverão de dois em dois imitar o animal indicado pela professora na frente do espelho;
3) Passeio no Horto: para finalizar este trabalho, os alunos irão ao Horto Municipal de São Vicente junto com a professora e demais funcionários, para conhecer pessoalmente diversos animais e observar seus costumes e características, fazendo relações com as características humanas.
MATERIAL:
- Espelho;
- Ônibus e lanche para o passeio.
DURAÇÃO: 2 dias.
AVALIAÇÃO: Observar o interesse, atenção, concentração, entendimento, ordem, relacionamento com os colegas, professora, demais pessoas e limpeza nas atividades propostas.

Nenhum comentário: