"Não é possível refazer este país, democratiza-lo, humaniza-lo, torna-lo sério, com adolescentes bricando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se uma educação sozinha não transforma uma sociedade, sem ela a sociedade tão pouco muda." Paulo Freire

domingo, 29 de março de 2009

Música: “A casa do zé”

Disponível no CD: Jogos e brincadeiras na Educação Física – Prof. Bahia.

Pra entrar na casa do Zé
Você tem que bater o pé (bis)
Mas você tem que bater palmas também (bis)

Batendo palmas, batendo o pé
Pra entrar na casa do Zé (bis)

Pra entrar na casa do Zé
Você tem que fazer careta (bis)
E você tem que coçar a cabeça também (bis)

E faz careta, coça a cabeça
Pra entrar na casa do Zé (bis)

Pra entrar na casa do Zé
Você tem que dar um pulo (bis)
E você tem que ficar parado também (bis)

E dá um pulo fica parado
Pra entrar na casa do Zé (bis)

Pra entrar na casa do Zé
Você tem que dar um grito (bis)
E você tem que ficar calado também (bis)

E dá um grito, fica calado
Pra entrar na casa do Zé (bis)

Pra entrar na casa do Zé
Você tem que bater o pé (bis)
Mas você tem que bater palmas também (bis)

Batendo palmas batendo o pé
Pra entrar na casa do Zé (bis)


Por meio e a partir da audição dessa música podemos desenvolver uma sequência de atividades articulando todos os eixos do RCNEI.

Eixo: MOVIMENTO

Título da Aula: Pode entrar que a casa é do seu Zé!

Objetivos: Desenvolver a atenção, concentração, coordenação motora ampla e expressão corporal.

Desenvolvimento:
  • Explicar para as crianças como vamos brincar, ou seja que terão que seguir o comando da música.
  • Inicialmente organizar as crianças em círculo (roda) e de mãos dadas.
É colocado o cd, conforme elas vão ouvindo, vão imitando cada trecho cantado, prestando muita atenção.

Material:
Aparelho de som,
Cd: “A casa do Zé”

Duração: Repetir a música 2, três ou mais vezes dependendo da interação das crianças.

Pode-se fazer relaxamento após a atividade.

Avaliação: durante o desenvolvimento da atividade é avaliado o desenvolvimento individual e do grupo, verificando se foram atingidos todos os objetivos propostos.



Eixo: MÚSICA

Título da Aula: Cantando o seu Zé deixa a gente entrar...


Objetivos:
  • Brincar com a música, reproduzir os sons batendo palmas e pés e outros sons do corpo;
  • Identificar sons;
  • Comparar os sons produzidos;
  • Expressar as sensações causadas pela música;
  • Interagir com os outros.
  • Classificar o som: Alto/Baixo

Desenvolvimento

Duração da aula: 30 minutos

Material:

Aparelho de som, Cd com a música “A Casa do Zé”, objetos diferenciados e sucatas.

  • Sentados em roda ouvir algumas partes da música. Após a audição ouvir os sons provocados pelo professor: mãos, pés, partes do corpo, objetos e sucatas diversos.
  • Pedir para as crianças repetirem os sons provocados.Pedir para cantar bem alto ou bem baixo

Avaliação:

Observação durante o desenvolvimento da atividade. Individual e/ou do grupo.



Eixo: IDENTIDADE E AUTONOMIA


Título da aula: Quem é esse tal de seu Zé?

Objetivos:
  • Favorecer o reconhecimento das características físicas das crianças;
  • Construir a imagem do próprio corpo;
  • Estimular a auto-estima.

Desenvolvimento:

Duração da aula: 2 dias

Material:

Um boneco ou fantoche;

Um espelho grande;

Papel branco grande (toalha de papel de mesa de restaurante) uma para cada criança;

Caneta pilot grossa nas cores vermelha e preta. Tesoura e Fita crepe.


Essa atividade pode ser feita no pátio da escola.

  • Inicialmente fazer uma roda e conversar com as crianças sobre as características e diferenças físicas de cada uma inclusive os nomes.

  • Ainda em roda apresentar o boneco seu Zé para elas. E incentivar a observação das características do mesmo.

  • Pedir que se observem no espelho.

  • Após, cada criança deita sobre uma folha de papel para que a professora desenhe a silhueta dela, recorte o contorno, escreva o nome e desenhe olhos boca, nariz e cabelo.

  • Quando todos estiverem prontos colar na parede estimulando a observação das crianças no

que se refere às diferenças de cada um.



Avaliação:

Observação do interesse individual de cada criança e como se relacionam entre si. Registro individual.



Eixo: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


Título da aula: Onde está a casa do Zé ?

Objetivos:
  • Participar de situações de comunicação oral;
  • Expressar desejos por meio da linguagem oral;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do contato com revistas.

Desenvolvimento

Material:

Um boneco (fantoche)

Revistas, tesoura, cartolina e cola.

Duração: 1 hora

  • Roda de conversa com o fantoche chamado seu Zé.
spalhar pela sala uma grande quantidade de revistas e pedir que as crianças procurem figuras de casas. O professor deve recortar as escolhidas e cada criança fica com a sua.
  • Guardar as revistas e sentar em uma roda para conversar a respeito das figuras escolhidas.

  • Após essa roda de conversa propor a confecção de um cartaz.

Avaliação:

Observação: Interesse da criança em comunicar-se com o fantoche, professor e entre elas.

Interesse da criança pelo uso da revista.




Eixo: NATUREZA E SOCIEDADE


Título da Aula: Seu Zé quer sucata!!!



Objetivos:
  • Estabelecer contato com objetos diversos
  • Explorar o ambiente e a relação com outras pessoas
  • Interessar-se pela coleta de objetos que podem ser reciclados.

Desenvolvimento

Material:

Caixas de leite vazias e lavadas


  • Essa atividade deve ser combinada com as crianças pelo menos 3 dias antes de acontecer e durante muitos dias porque será uma atividade de coleta e será preciso uma quantidade grande de caixas de leite que serão utilizadas em atividades de outros eixos.

  • Pedir que as crianças tragam de casa quantas caixas de leite puderem.

  • Em sala deixar que as crianças explorem esse material da maneira que quiserem.

  • Fazer uma roda de conversa para trocar informações sobre o objeto, suas características, conversar (sem grande pretensão) sobre o lixo reciclado.

  • Recolher e guardar com cuidado para uma futura atividade.

Avaliação:

Observação e registro das informações de cada criança no processo da aprendizagem.



Eixo: MATEMÁTICA

Objetivos:

  • Desenvolver noções matemáticas: quantidade, contagem oral, cheio/vazio, leve/pesado
  • Manipular e explorar objetos e sua possibilidade associativa: empilhar

Desenvolvimento:

Caixas de leite vazias e limpas (grande quantidade).

Pelo menos 1 caixa de leite cheia

Tesoura, 1 vasilha ou jarra


  • Deixar que as crianças explorem as caixas de leite;

  • Conversar a respeito da quantidade de caixas que cada criança tem;

  • Pegar uma caixa de leite cheio e mostrar a diferença de peso entre uma caixa cheia e uma vazia;

  • Abrir a caixa cheia e retirar o leite despejando em uma jarra vazia e conversar a respeito;

  • Fazer uma contagem oral de algumas caixas;

  • Propor que as crianças brinquem de empilhar as caixas sem que as mesmas caiam.


Avaliação:

Observação e registro do desenvolvimento de cada criança.





Eixo: Artes Visuais

Título da aula: Construindo a casa do Zé

Objetivos:
  • Proporcionar o contato e a exploração de materiais diversos;
  • Estimular a criatividade da criança;

Desenvolvimento:

Duração: alguns dias

Materiais:

Caixas de leite vazias;

Cola de rótulo azul;

Papel Paraná;

Tesoura, Tinta, Rolo de pintura.



  • A professora deverá antes contar as caixas de leite e planejar o tamanho da casinha a ser construída. Se for possível uma casinha que eles possam entrar.

  • Após o planejamento iniciar a construção. As caixas serão os tijolos e a cola o cimento.

  • Com a ajuda da professora as crianças encaixam a primeira camada e a professora coloca a cola em cada tijolo, depois as crianças colocam mais uma camada, a professora a cola e assim sucessivamente, levantando as paredes da casa.

  • Sem esquecer da abertura da porta e janelas. Deve-se aguardar a secagem da cola.

  • Com as paredes prontas colar o teto que será feito com o papel cartão.

  • Chegada a hora da pintura cada criança, utilizando o rolinho, contribui com a pintura..

  • Depois de pronta as crianças deverão apreciar a obra feita com a ajuda delas.


Avaliação:

Observação do interesse de cada criança durante a atividade e como se relacionam entre si e com a professora. Observar também como as crianças lidam com tintas e como cuidam da obra.

6 comentários:

Neily Maria disse...

Olá Andréia tudo bem? Quero novamente agradecer por tudo que você tem feito e contribuido com nosso trabalho, seus projetos, suas sugestões enfim tudo tem nos auxiliado bastante.
Obrigada por tudo, que Deus te ilumine sempre...
Feliz Páscoa!!
Neily Maria.

Síssi disse...

Parabéns Andréa! Seu blog está perfeito! Adorei!!!
Abraços, Simone.

marthina disse...

Parabéns Andreia ,seu Blog é maravilhoso.
Adorei.Agradeço a voce por nos proporcionar tanta maravilha.
Beijos no coração

gloria disse...

Parabens! amei!

Maisa disse...

Olá Andreia, tudo bem? Sou professora de música e artes e adorei sua proposta de atividade em cima da música "A casa do zé"! Onde posso encontrar essa música? (autor, nome do cd).. Desde já agradeço! Parabéns pelo seu trabalho.

LELIANE TAVARES DO CANTO disse...

Boa Noite! Gostaria de trabalhar com os meus alunos a música "Pra entrar na casa do Zé", você tem ela gravada em MP3 para enviar o arquivo? Desde já agradeço. Leliane