"Não é possível refazer este país, democratiza-lo, humaniza-lo, torna-lo sério, com adolescentes bricando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se uma educação sozinha não transforma uma sociedade, sem ela a sociedade tão pouco muda." Paulo Freire

domingo, 29 de março de 2009

♫ Titulo da aula: Vitamina


1 - Música Escolhida: Vitamina de Tutti Frutti
Autor: Hélio Ziskind
Disponível no CD: CD 28 Clipes do Cocoricó
2- Letra:
 ‘Vamo' pessoal
Todo dia a gente tem, tem, tem, tem que levantar
Dá uma espreguiçada
Dá uma chacoalhada
E ‘vamo' lá si dó ré mi fá
Tomar café ieh ieh
Café, café ieh ieh
 
Comer, comer, comer
Comer é muito bom
E pra ficar com muque forte
É recomendada vitamina animada
 
Como é que é?
 
Suco de laranja,
com pedaço de banana,
de maçã,
de mamão,
de manga, 
de morango, 
abacaxi xi xi
 
Liga lá, liga lá
Liga o quê, liga o quê
 
O liquidificador có có 
O liquidificador có có 
 
Tutti Frutti
Tutti Frutti
Vitamina de Tutti Frutti
 
Tutti Frutti
Tutti Frutti
Vitamina de Tutti Frutti

3- Atividades a serem desenvolvidas:
# Componente Curricular (eixos):
Linguagem oral e escrita, Artes Visuais, Natureza e Sociedade, Identidade e Autonomia, Movimento e Matemática.
# Material: Cd com a música que será trabalhada, aparelho para tocar o cd, imagens das frutas que aparecem na música e de outras, tintas, cartolina, pincéis, tesouras sem ponta, cola, palito de churrasco e canetas hidrográficas.
# Duração: 1 semana
# Faixa etária: 5 anos
# Objetivos:
Desenvolver o hábito da alimentação saudável por intermédio da Arte, do movimento, canto e teatro.
Gostar e ter prazer de escutar músicas.
Desenvolver a sensibilidade na audição;
Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário;
Explorar, conhecer e reproduzir sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos;
# Orientações Gerais:
Não bater palmas enquanto estiver ensinando as músicas, pode atrapalhar o entendimento;
As coreografias sugeridas pela música podem ser alteradas de acordo com a criatividade do educador e características do público;
O educador deve sempre organizar o material antes de iniciar as atividades;
É função do educador observar e registrar as atividades do grupo, para avaliar o desenvolvimento da atividade, o envolvimento do grupo e se necessário re-planejar a atividade ou realizá-la por mais vezes.
# Desenvolvimento:
1 – Organizar uma roda com as crianças para a audição da música escolhida.
2 – Ouvir várias vezes até que as crianças estejam familiarizadas com a música.
3 – Propor as crianças à criação de uma coreografia para a canção.
4 – Levar as crianças figuras de diversas frutas e pedir que elas identifiquem as frutas que são citadas nas músicas.
5 – Organizar um cartaz com as frutas: somente as que aparecem na música ou todas, dependendo da escolha das crianças.
6 – O professor será escriba das crianças na escrita da letra da música, as crianças ditarão a música, utilizando a memória.
7 – O professor fará filipetas com a grafia do nome das frutas para fixar no cartaz de figuras, chamando a atenção para a semelhança no inicio de alguns nomes (manga. mamão, maçã e morango) e relacionando com os de colegas de classe caso haja (Marcelo, Maria e Mariana).
8 – Caixa surpresa – em uma caixa bem enfeitada o professor levará as frutas para as crianças para degustação, antes ele deve explicar que as frutas foram lavadas e pedir que as crianças lavem as mãos.
9 – Fazer uma roda para falar da importância das frutas na alimentação, anotar em um cartaz as falas das crianças.
10 – Proporcionar diferentes atividades de Artes:
* desenhar as frutas com lápis grafite por memória,
* fazer desenho de apreciação de uma fruta escolhida pela turma.
* fazer fantoches de varetas das frutas em cartolina.
11 - Cantar a música com os fantoches produzidos pelos alunos em uma caixa de histórias ou em uma cortina de teatro, diversificando o ambiente, apresentando para outros grupos.
12 – Mostrar para o grupo diferentes receitas que usam frutas como ingredientes.
13 – Criar com os alunos uma receita de vitamina, com ingredientes (estipulados pelos alunos) e quantidades, fixar em um cartaz. Planejar um dia para realização da receita.
14 – Realizar a receita.
# Avaliação:
A Avaliação deve ser contínua e diária, por meio do registro gráfico e fotográfico, observando constantemente o grupo, refletindo sobre suas ações, discutindo e planejando , principalmente acreditando na aprendizagem das crianças. É necessário considerar o interesse e a participação nas atividades, Bem como suas atitudes em relação as frutas no dia-a-dia.

Nenhum comentário: