"Não é possível refazer este país, democratiza-lo, humaniza-lo, torna-lo sério, com adolescentes bricando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se uma educação sozinha não transforma uma sociedade, sem ela a sociedade tão pouco muda." Paulo Freire

domingo, 12 de abril de 2009

A Criança e a Dança

Não temos dúvida que o trabalho realizado em creches e escolas de educação infantil é primordial para o desenvolvimento integral da criança. O papel do professor/educador é o de oportunizar situações desafiadoras que permitam às crianças encontrarem respostas para suas indagações, tornando-se pessoas autônomas, independentes e críticas.

A dança, neste contexto, tem a função pedagógica de traduzir, na criação de movimentos criativos, a livre expressão da criança que evolui gradativamente em relação ao domínio de seu corpo ao mesmo tempo em que desenvolve suas possibilidades de movimentação, descoberta de espaços, formas, superando suas limitações e dando condições para enfrentar novos desafios.

Segundo os PCNs, a dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade.


Segue links com textos informativos para aprofundarem essa reflexão.


Dança Educativa (http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=025)
A importancia da educação continuada do professor (http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/revista_educacao/outubro02/aprendiz.htm)


Um comentário:

DANIELE disse...

Parabéns,pelo comentário adorei...bjus...